câmera de reconhecimento facial é uma das tecnologias de vigilância mais avançadas. A inteligência artificial aplicada aos sistemas de vigilância CFTV IP torna possível reconhecer rostos e identificar pessoas. 

Esta funcionalidade tem sido utilizada em ambientes amplamente difundidos – como aeroportos, shoppings e espaços públicos – utilizados para fornecer mais segurança. Também é usado em grandes empresas para controlar o acesso de funcionários e registrar visitantes. 

O CFTV IP revolucionou o mercado de vigilância e segurança. As câmeras que usam essa tecnologia capturam imagens de alta definição e detalhadas. Isso ocorre porque o sistema permite que você execute uma série de funções de inteligência artificial para aumentar a segurança.  

De todas essas possibilidades, o reconhecimento facial é a que tem despertado o maior interesse entre as grandes empresas e administrações públicas.  

Países como China, Londres e até mesmo o Brasil já incluiram o reconhecimento facial para identificar pessoas em locais públicos que são considerados perigosos ou muito movimentados. 

O reconhecimento facial é possível graças à inteligência artificial (IA). Ele é uma técnica biométrica que lê as características faciais. Embora cada pessoa seja única, o rosto compartilha características comuns que podem ser usadas como referência para diferenciação. Pode ser usado de diferentes maneiras. Existem smartphones que já utilizam esta função, por exemplo, para desbloquear o aparelho. 

Recursos da câmera de reconhecimento facial CFTV IP 

Comparação com banco de dados 

Com o reconhecimento facial, o sistema pode comparar as informações com um banco de dados, por exemplo, com o arquivo pessoal de uma empresa. Isso facilita a obtenção rápida de informações adicionais das pessoas identificadas no local. Esta função pode ser usada, por exemplo, para distinguir quem tem acesso a um determinado local ou não. 

Análises além da face 

Guia de configuração, suporte e treinamento. O reconhecimento de rosto é a principal característica, mas não a única. Existem modelos de câmeras de reconhecimento facial que têm a capacidade de analisar outros fatores para identificar uma pessoa. Ele pode ser configurado para verificar idade, sexo e outras características como óculos, barba, tipo de roupa e cor, entre outras coisas. 

Portanto, se quiser encontrar uma pessoa, você pode pesquisar essas características. A pesquisa também pode ser feita inserindo a foto de uma pessoa no sistema para descobrir rapidamente se ela já esteve lá antes. 

Essas informações sobre características das pessoas também podem auxiliar na análise de estratégias de marketing e podem ser utilizadas para compilar estatísticas sobre o fluxo e público de pessoas, para identificar o perfil que visita o local (percentual de pessoas de cada gênero e idade, em cada mês, dia e hora). 

Alta tecnologia de imagem  

Para serem utilizadas nos mais diversos ambientes e para garantir o reconhecimento eficiente de pessoas, as câmeras possuem tecnologias que permitem tirar imagens coloridas mesmo com pouca luz – o que também oferece excelente desempenho em noite, por exemplo. 

Essas câmeras podem capturar até 32 pessoas por segundo e, assim, atingir alto desempenho mesmo com grandes fluxos de pessoas. 

As câmeras de reconhecimento facial são a solução perfeita para projetos de segurança em grande escala. Eles utilizam uma tecnologia bem avançada para garantir mais segurança, precisão e eficiência. 

Caso queira saber mais sobre os sistemas de vigilância CFTV IP, siga nosso blog! Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco com nossos especialistas.