Uma casa inteligente é uma casa que possui equipamentos inteligentes, ou seja: conectados, automatizados e que facilitam as atividades rotineiras.  

As primeiras soluções de automação residencial eram complexas e caras de instalar – como home theaters e controles de iluminação em projetos arquitetônicos. Mas vale a pena investir em uma casa inteligente hoje? 

Conforme a tecnologia se desenvolve, tudo fica mais acessível e fácil de instalar. Então a casa inteligente é uma opção interessante, sim

Como a tecnologia torna sua vida diária mais fácil  

Os seus dispositivos ficam automatizados, conectados e passam a ser controlados remotamente ou por voz, de um celular, computador/notebook ou tablet. 

Assim o controle de portas, cortinas, câmeras de vigilância, máquinas de lavar, lava-louças, iluminação, cortinas está em suas mãos e traz mais conforto, comodidade e economia. Mas para isso é necessária uma solução: a IoT (Internet of Things). 

IoT (Internet of Things)

Conhecida como “Internet das Coisas”, conecta e permite a troca de informações pela Internet. Desta forma, os dispositivos podem ser operados ou programados com apenas um clique ou por comando de voz. 

Hoje, muitas dessas funções estão integradas aos aplicativos, mas a IoT também oferece soluções que são ainda mais fáceis de instalar e operar: o chamado Plug and play. 

Os benefícios de investir em uma casa inteligente  

O que você acha de morar em uma casa econômica, sustentável e segura que lhe dá praticidade e mais tempo para outras coisas? Você pode aproveitar em uma casa inteligente!  

Veja algumas razões para investir em uma casa inteligente: 

Prático 

Imagine que você chega em casa em seu carro e seu portão abre automaticamente sem você dar qualquer comando. Prático, não é?  

Você também pode ser mais prático com automação de luzes e cortinas ou persianas.  

Conforto  

Os aparelhos inteligentes permitem programá-los para funcionar por aplicativo ou por comando de voz. 

As máquinas de lavar podem funcionar automaticamente e enviar uma notificação quando terminar. Já as geladeiras podem enviar uma lista de compras diretamente ao supermercado, sem que você precise fazer nada. 

Com um assistente virtual – como alto-falantes inteligentes – você pode se manter informado sobre as notícias mais importantes, atualizações de trânsito ou tocar sua música favorita. 

Mais segurança  

Com dispositivos conectados, você tem acesso a câmeras de monitoramento remoto via smartphone e é notificado pelo sistema de alarme se houver tentativa de invasão. 

Apenas pessoas autorizadas podem entrar em sua casa, mesmo que tenham uma chave de acesso ou uma senha. Quando alguém liga, é possível se comunicar por áudio e vídeo, esteja você em casa ou não. 

Além disso, existe a possibilidade de acender as luzes da sua casa quando estiver ausente para dar a impressão de que está movimentada. 

Mais eficiência de custos e sustentabilidade  

Você pode escolher o melhor horário para manter seus dispositivos funcionando.  

A iluminação inteligente também reduz o consumo de energia, pois podem ser programados cenários com diferentes intensidades de luz. 

Outra forma de alcançar maior economia e sustentabilidade é a instalação de energia solar e soluções de reaproveitamento da água da chuva. 

Instalação simples e econômica  

A casa inteligente de hoje não requer grandes trabalhos ou planejamento. A maioria dos dispositivos só pode ser conectada por meio de redes de internet sem fio. Portanto, a instalação é mais simples e barata e permite mudanças mais fáceis. 

Casa inteligente: Invista já! 

Praticidade, comodidade, segurança e economia são as vantagens de tal sistema. 

Interessado? Descubra as nossas soluções para casa e siga o nosso blog para saber como ter uma casa inteligente.