O que é um sistema de detecção de intrusão? 

É um conjunto de equipamentos periféricos de segurança e acessórios que tem como objetivo prevenir e identificar possíveis danos ao ambiente.  

O sistema de alarme de intrusão é composto por:  

Central de alarme  

Responsável por monitorar ambientes protegidos, acionar sirenes e também enviar informações sobre possíveis eventos à central de controle e ao aplicativo do cliente. Todas as informações coletadas pelas diversas estruturas do sistema passam por aqui.  

Sensores  

São os dispositivos responsáveis por detectar e alertar a central de controle se uma área de proteção for violada. Existem diferentes tipos de tecnologias de proteção: desde soluções que são acionadas quando alguém atravessa uma barreira de radiação infravermelha até abertura de janelas e portas devido a mudanças no campo magnético  

Periféricos  

São dispositivos adicionais para o sistema de proteção ambiental, como sirenes acústicas (responsáveis por reportar movimentos suspeitos e avisos à vizinhança). 

Cercas elétricas  

Este consiste em um eletrificador que transfere energia para os fios para fornecer uma barreira de proteção inicial contra intrusos. Quando tocado, ele libera fortes choques que impedem a atividade criminosa. 

Todos esses dispositivos podem ser usados para diferentes tipos de proteção, cada um com diferentes objetivos e propriedades. Incluindo:  

  • Interior – para proteger áreas interiores; 
  • Perímetro – para proteger áreas externas, o perímetro de um determinado local; 
  • Itens – para proteger objetos de valor, como Obras de arte; 
  • Proteção contra roubo – usada para evitar roubos e furtos, amplamente utilizada em estabelecimentos comerciais.  

Benefícios do sistema de detecção de intrusão  

Reação  

O sistema dá avisos no momento exato em que ocorre uma invasão. Em outras palavras, se alguém tentar invadir um local (casa ou empresa), o proprietário não saberá até depois do incidente, mas será notificado quando o incidente ocorrer. 

Agilidade  

Todos os módulos do sistema estão em contato direto com a sede da empresa de monitoramento. Assim que ocorre um disparo, a informação é enviada às equipes que tomarão as providências necessárias, seja notificando as autoridades ou encaminhando patrulhas ao local. 

Facilidade  

Não são apenas as equipes da empresa de vigilância que ganham em agilidade. O sistema de detecção de intrusão é construído em um aplicativo onde o proprietário pode revisar informações em tempo real sobre ambientes monitorados e ativar e desativar alarmes remotamente. 

Em resumo, o sistema oferece:  

– Reação imediata aos eventos; 

– Solução específica para diferentes ambientes; 

– Redução de danos; 

– Mais segurança para pessoas e materiais. 

Não perca tempo! A Sigmait fornece diversos alarmes Intelbras que ajudarão a deter qualquer tentativa de intrusão. Entre em contato conosco. 

Para mais conteúdo exclusivo sobre segurança e tecnologia, siga nosso blog.