Existem várias maneiras de monitorar o que está acontecendo em casa enquanto você está fora, seja trabalhando o dia todo ou viajando de férias. Muitos dispositivos de segurança doméstica possuem uma conexão Wi-Fi e seus próprios aplicativos que permitem a visualização de fotos e gravações em tempo real, além de outros recursos, como controle de acesso, verificação de fotos e notificações.
Os sistemas de segurança doméstica mais completos incluem câmeras IP, sensores de intrusão, alarmes e vídeo porteiros. Com os aplicativos para smartphone, é possível realizar o monitoramento residencial pelo celular. Assim, você pode rastrear remotamente tudo o que está acontecendo em sua casa de qualquer lugar do mundo – tudo o que você precisa fazer é estar conectado à internet.
Essas tecnologias estão cada vez mais sendo conquistadas e o investimento vale a pena.
Funcionalidades dos aplicativos de segurança residencial
Geralmente, cada quipamento tem seu próprio aplicativo móvel de monitoramento. Os recursos e a funcionalidade variam de acordo com o modelo. Aqui estão alguns exemplos do que pode ser feito:
Visor de imagem:
O acesso às imagens capturadas por câmeras e gravadores em tempo real permite ao usuário acompanhar o que está acontecendo em casa quando quiser. Além de verificar movimentos suspeitos e se está tudo bem, também pode ajudar a cuidar de crianças, idosos e até animais de estimação.
Interação de voz:
Você pode ouvir sons nos locais onde as câmeras estão instaladas e pode falar com as pessoas ao seu redor. Desta forma, você pode se comunicar com crianças, idosos e animais de estimação através do aplicativo.
Libere o acesso remotamente:
Com o aplicativo de intercomunicação de vídeo Wi-Fi, por exemplo, você pode ver quem está na porta e permitir o acesso remoto. Dessa forma, não há necessidade de ter um esconderijo para a chave ou fazer cópias para alguém entrar enquanto você estiver ausente.
Habilitar dispositivos de iluminação:
Se o sistema de vigilância ou iluminação do local tiver esse recurso, o aplicativo permite que o usuário ligue ou desligue as luzes usando o telefone celular. Um grande aliado para simular a presença na área e evitar a ação de intrusos.
Disparo do alarme:
É possível definir o alarme para disparar em um local específico onde a câmera está instalada, podendo ativar e desativar o acionamento através do aplicativo.
Tirar uma foto ou vídeo:
Existem sensores com função de verificação de fotos que tiram uma foto ao detectar movimento. E há videoporteiros que podem ser configurados para tirar fotos ou gravar automaticamente quando detecta algum movimento na frente da porta.
Notificações e alertas:
Se houver sensores de presença , assim como acontece com os videoporteiros Wi-Fi e algumas câmeras, é possível configurar alertas pelo aplicativo quando houver movimento no local.
Integre seu alarme e câmeras:
Sistemas mais robustos permitem que você integre sensores, alarmes e câmeras e os monitore de acordo com o aplicativo. Você acompanha as imagens em tempo real em mosaico de até 4 câmeras na tela principal, recebe avisos em caso de invasão e controla qualquer acesso.